E-mail marketing
O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação existentes. Com ele é possível:
criar relacionamento;
quebrar objeções;
conduzir o cliente até a venda.
Confira alguns materiais criados para atrair o interesse do lead sempre com o objetivo de fazê-lo avançar no funil de vendas.








Os 5 segredos do e-mail marketing que converte
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para as empresas. Sabendo trabalhar do jeito certo, mais do que apenas impactar o lead, esse recurso permite manter o contato por mais tempo.
Logo, no longo prazo isso facilita muito as conversões.
Até porque é raro uma pessoa se interessar por uma oferta e decidir comprar direto, principalmente quando se trata de ticket alto.
É por isso que grandes profissionais têm tanta confiança no e-mail marketing. Com técnicas de hard sell e soft sell é possível explorar de maneira racional cada possiblidade.
Hard Sell vs Soft Sell
Antes de mergulharmos nos segredos do e-mail marketing, é importante entender a diferença entre hard sell e soft sell.
“Hard sell” é uma abordagem de vendas direta e agressiva. É caracterizada por 3 elementos:
pressão de vendas;
linguagem persuasiva e;
apelos à ação urgentes.
Como exemplo, podemos citar chamadas como "Compre agora!” e “A oferta termina em breve!"
Por outro lado, “soft sell” é uma abordagem de vendas mais sutil e consultiva. Ela envolve:
a construção de relacionamentos;
a educação ou nutrição do cliente e;
a oferta de soluções.
Para ficar mais claro: "Aqui estão algumas dicas para melhorar sua produtividade. Se precisar de mais ajuda, nossos produtos podem ser úteis.".
Entendeu que existe uma diferença? E que ela precisa ser considerada sempre que você pensa na sua estratégia de e-mail?
Os segredos do e-mail marketing
De fato, a estratégia é tudo no e-mail marketing.
Por isso, costumamos construí-la a partir de 5 elementos. Eles são:
a segmentação de público;
a relevância de conteúdo;
a CTA clara;
o teste A/B e;
a análise de dados.
Confira na sequência como isso funciona.
1. Segmentação de público
Segmentar seu público permite que você envie mensagens personalizadas e isso faz com que elas ressoem com as pessoas certas. Consequentemente, é algo que pode aumentar significativamente as taxas de abertura e conversão.
A melhor maneira de construir isso na sua campanha é cuidar para que cada oferta seja, de fato, direcionada para o público ideal. É nesse sentido que as pesquisas fazem toda a diferença. Lembre-se: elas sempre serão a base para a aplicação da ciência publicitária.
2. Conteúdo relevante
O conteúdo do seu e-mail precisa ter a ver com o destinatário. A sugestão é observar a sua pesquisa para saber quais são as dores, desejos e necessidades das pessoas. Consequentemente, você tem estabelecer um eixo central para a sua campanha de e-mail. No geral, isso se dá a partir de 3 elementos:
trabalhar com dicas úteis;
oferecer atualizações de produtos ou;
entregar ofertas exclusivas para essas pessoas.
Acredite: isso ajuda significativamente a criar conexão com o seu público.
3. Call to Action (CTA) clara
É importante que cada e-mail tenha o seu objetivo claro. Nessa mídia, o mais importante é você não perder a atenção do seu lead, o que geralmente acontece quando a mensagem não tem um foco.
Então, tenha em mente que o seu e-mail precisa se concentrar em:
viabilizar uma compra;
direcionar a pessoa para ler um blog ou executar outra ação ou;
propor o download de um e-book.
De qualquer forma, certifique-se de que seu CTA seja claro e atraente e use mensagens imperativas no botão da chamada.
4. Teste A/B
Errar é normal. Por isso, você precisa aprender a testar. Até porque é muito difícil acertar rapidamente o que as pessoas querem e o que as impacta.
Na maioria das vezes, empresas que testam mais são aquelas que se aproximam do sucesso mais rapidamente. Consequentemente, o que você deve fazer é avaliar diferentes versões do seu e-mail para ter como identificar o que funciona melhor para o seu público. Isso pode incluir:
diferentes linhas de assunto;
conteúdo do e-mail;
CTAs;
entre outras.
5. Análise de dados
Analisar os dados do seu e-mail marketing é algo que costuma fornecer insights valiosos, mas que dá certo trabalho. Esse é o motivo de contar com ferramentas avançadas, já que elas podem simplificar a análise de elementos como:
taxas de abertura;
taxas de cliques e;
conversões.
Pense bem. De que adianta você ter uma boa oferta se o seu e-mail sequer é capaz de chamar a atenção das pessoas? Por isso é importante mensurar sua taxa de abertura. É o que te ajuda a descobrir se existem problemas por trás de uma baixa taxa de conversão, por exemplo.
De qualquer forma, trabalhe com a análise de dados com calma, espere o volume de informações ser grande o suficiente para você ter como tomar decisões e só invista pesado quando tiver a segurança da efetividade de uma campanha.
Por fim, lembre-se, o e-mail marketing precisa ser entendido como uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos.
Para que funcione, o mais importante é você ser paciente, testar diferentes abordagens e sempre se esforçar para melhorar. Esses são os segredos. Espero que, com eles em mente, você se coloque no caminho certo para dominar o e-mail marketing. Boa sorte!
© 2025. All rights reserved.